Comunicado – Descarte Correto do Lixo – 003/2015

Prezados moradores do Condomínio Parque Savassi

O lixo é um problema mundial e afeta também os condomínios. E um conjunto de fatores como, ausência de norma sobre coleta seletiva, informação cultural da população, local de armazenagem pouco adequado, custos e outros que contribuem consideravelmente para que o problema da destinação do lixo faça parte do cotidiano da vida condominial.

Desta forma, e até em decorrência da ausência de normas e de uma ação efetiva do Governo Municipal, várias cidades brasileiras enfrentam problemas quando o assunto é a coleta seletiva de lixos, portanto, infelizmente, é necessário uma atuação mais ativa do condomínio que objetivar resolver o problema da destinação correta do lixo, focado em questões ambientais e até econômicas (evitando multas municipais, por exemplo).

Primeiramente, é necessário romper nossas barreiras culturais, onde geralmente temos a impressão que os custos necessários para implantação de uma regra de coleta seletiva bem elaborada em um condomínio seja considerado como gastos e não investimentos. Isso porque, o valor inicialmente dispensado retorna para o bem do próprio condomínio, seja no exercício de cidadania preservando o meio ambiente e, em alguns casos, até mesmo com a venda do próprio lixo. No entanto, antes que seja colocada em pratica quaisquer normas internas de separação, coleta seletiva, etc os condôminos devem ter consciência  de que, mesmo que o lixo seja acumulado em uma única lixeira (e não exista a coleta seletiva, portanto) que todos somos responsáveis pelo lixo que geramos e pelos danos causados por ele a outros e ao meio ambiente.

charge_lixo

Listaremos alguns dos problemas mais comuns, que tem se repetido ao longo dos meses em nosso condomínio, e que são totalmente evitáveis e requerem apenas uma atenção maior dos condôminos para serem sanados:

1° – Sacolas Plásticas:

A maioria dos moradores ainda despejam seu lixo residencial em pequenas sacolas de plástico (aquelas de super-mercado). Devemos ter atenção, pois esse tipo de sacola é extremamente frágil e com o peso de outros sacos de lixo ou o manuseio dos coletores elas se rompam/rasguem. O correto é que o morador fizesse o depósito de seu lixo armazenado em sacolas de lixo próprias (sacos pretos de 15L à 100L), coletando do interior de seus residências o maior número possível das pequenas sacolas e os dispensado todos de uma única vez.

2° – Materiais Cortantes:

Por diversas vezes notamos materiais cortantes e/ou perfurantes como vidros (copos/garrafas e lâmpadas quebradas), latinhas de alumínio, agulhas e seringas (não usados) etc são descartados sem nenhum cuidado pelos moradores menos atentos. Essa prática põe em risco toda e qualquer pessoa que maneje o lixo ou mesmo adentre a lixeira central, tais como crianças, outros moradores, coletores de lixo da prefeitura ou mesmo os funcionários da limpeza do condomínio.

Para tanto, o ideal para a dispensa de materiais cortantes é que estejam bem embalados, envolvidos por papelão (ou caixas de leite longa vida) ou por varias camadas de jornal, evitando assim que rasguem as sacolas e venham a ferir alguém.

3° – Armazenamento:

Evitar ao máximo o depósito de lixo perto das portas da lixeira central. Com muita frequência, quando a lixeira está mais vazia, vemos moradores arremessando seu lixo de fora da lixeira para dentro, ou ainda colocando seus sacos de lixo bem próximos as portas. Essa prática faz com que as mesmas não consigam ser abertas ou fechadas adequadamente pelos funcionários e coletores de lixo.

Portanto, o ideal é que, ao levar seu lixo, condicione os sacos próximo à parede, no fundo da lixeira, longe da porta, mesmo que tenha que empilhar seus sacos sobre outros que lá estiverem.

4° – Resíduos inadequados ou não permitido:

Outro grande problema é o depósito de resíduos não permitidos na lixeira ou qu não são coletados pela coleta de lixo comum da prefeitura, por exemplo:

– Material Hospitalar/Infectante (gaze, algodão bandagens, seringas e/ou agulhas) que tiveram contato com sangue e/ou fluídos corporais. Este tipo de material deve ser embalado e descartado em postos de saúde que darão destino correto a este lixo.
– Resíduos de reformas, montagem de móveis etc

A prefeitura só faz o recolhimento de materiais de origem residencial, excluindo madeira, cimento/pedra/cascalho/etc, gesso e isopor. Portanto, caso você tenha materiais desta natureza precisará contratar alguém para fazer a coleta e destino correto deste material (caçambas de lixo, por exemplo).

É necessário dizer, também, que depositar estes tipos de materiais na lixeira central poderá acarretar multa ao condômino que insistir na prática.

E você? Esta fazendo o descarte correto de seu lixo?

Colabore para uma convivência mais harmoniosa em nosso condomínio e nos deixe saber sua opinião e suas sugestões!

Matéria Indicada:
http://www.sindiconet.com.br/9884/Informese/Ambiente/Problema-com-lixo

Download em PDF

parquesavassi

0

Deixe uma resposta

1 × 5 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.