Boa tarde a todos
Muitos condôminos vieram conversar conosco com dúvidas sobre a falta de abastecimento (em 10/06) de água. Informamos que ela se deu pela falta de pressão da água na rede da Sabesp (fornecendo menos água do que é consumida no condomínio).
Gostaria de destacar que acompanho a limpeza de caixa d’água deste a implantação do condomínio (muito antes de ser síndico, portanto) e asseguro a todos que a caixa nunca levou mais que 3 horas para se encher. E a falta de abastecimento em limpezas de caixa em minha gestão (indo para o quarto ano) nunca foi superior a 4 horas (em condições normais) sendo que sempre usamos de todos os esforços para que o impacto seja mínimo (independentemente de pandemia).
Desta vez, devido a questão da pressão mencionada, o condomínio ficaria sem abastecimento por volta das 18h, mesmo que a limpeza de caixa (semestral obrigatória) não fosse realizada. E teríamos de qualquer maneira o mesmo problema de falta de abastecimento em horário de pico (pós 19h).
Sobre o adiamento da limpeza de caixa d’água “em tempo de pandemia”:
É importante que os condôminos compreendam que NENHUMA das normativas da vigilância sanitária foi suspensa devido a pandemia. Água é um item que precisa ser garantido como potável no interior do condomínio e contaminação do abastecimento (por conta de caixa suja) é responsabilidade DIRETA do síndico. Os males de água contaminada são prejudiciais ao coletivo e ignorar as normativas deliberadamente (sendo que não existe previsão legal para isso) é um perigo de saúde pública e criminal (síndico paga por isso se não faz).
Portanto temos (condomínio/síndico/moradores) que seguir todas as normativas (no nosso caso, garantir a portabilidade da água e ter laudos disso, semestrais).
Em condições NORMAIS de pressão de água o abastecimento estaria normalizado (com a limpeza) antes das 20h sem causar nenhum transtorno, o que sempre ocorre, basta que qualquer morador se lembre das limpezas anteriores.
Sobre as intervenções:
Em 10/06, porém, por volta das 15h até as 20h, estivemos eu e zelador acompanhando a questão da pressão de entrada da água (quando detectamos o problema) e monitorando quadro de comandos e bombas (que estão funcionando normalmente).
Por diversas vezes, tivemos que interromper o trabalho das bombas, pois as mesmas apresentavam início de superaquecimento por conta do baixo nível de água (novamente o que entrava da Sabesp não era suficiente para suprir o que as bombas usam para fornecer os moradores). Cabe destacar que as bombas devem trabalhar frias/com água no interior das mesmas, caso contrário podem vir a se danificar (com valor estimado de 7 mil reais caso elas se danificassem e tivéssemos que comprar novas).
Abrimos reclamação, neste mesmo dia, na Sabesp para verificação da pressão (conforme anexo) e o monitoramento in locum persistiu até 1h da manhã de 11/06 (por mim e pelo subsíndico).
No dia 11/06 pedimos a colaboração de todos os moradores para que o consumo se restringisse APENAS ao que era essencial, pois a pressão ainda estava em desacordo com o normal, a fim de evitar novo desabastecimento. Graças a cooperação da imensa maioria, não tivemos intercorrências, nem mesmo no horário de pico, mesmo com todo o problema da entrada limitada de água que ainda persistia.
Hoje pela manhã (12/06) a Sabesp finalmente esteve no condomínio e a questão foi, aparentemente, solucionada com vasão/pressão novamente estabilizada, estando o condomínio agora em sua total normalidade na questão do abastecimento de água.
Fico a disposição para eventuais esclarecimentos adicionais que se façam necessários.