Resumo Reunião de Blocos – Maio/2015

Nos dias 6 e 7 de maio de 2015 ocorreram Reuniões com os Moradores dos Bloco visando explicar detalhadamente e sanar possíveis dúvidas quanto à proposta de individualização de gás e água no Condomínio Parque Savassi. Segue resumo destas reuniões:

1- Sobre a Individualização de Água
Foi feita a apresentação da empresa PortoInd (http://www.portoind.com.br/), na presença do Sr Irineu onde o mesmo explicou a todos como será feita (se aprovada) a individualização e os custos e benefícios envolvidos.

Sobre a obra:
– Será feita toda a preparação externa das tubulações, hidrômetros etc antes de entrar nas unidades
– A obra será feita por blocos, tendo de 4 a 5 equipes trabalhando simultaneamente.
– O cano de individualização será ligado simultaneamente no bloco inteiro, razão pela qual a empresa garante que condôminos ficarão, no máximo por 5 horas sem água e apenas no dia da individualização do bloco
– Na cozinha/lavanderia será removida de uma a duas peças de revestimento (na altura do teto, no sentido do registro)
– No banheiro será feito um corte no gesso dando acesso os encanamentos
– O acabamento (colocação da peça revestimento fornecida pelo cliente) e toda e qualquer parte de gesso (teto, molduras, sancas etc) ficará a cargo da PortoInd.

Quanto aos custos:
– O custo, por unidade, é de R$980,00 (já negociamos o valor anteriormente, mas até a assembleia tentaremos baixa-lo ainda mais)
– Será possível parcelar este valor em até 12x (cada morador escolhendo sua forma de pagamento)
– Importante dizer que o morador só começará a pagar 30 dias após o início das obras em seu bloco
– Não será cobrada nenhuma “taxa mínima” dos clientes, que pagarão apenas pelos seus consumos efetivos (coeficiente de custos/metro cúbico)
– Existe uma taxa de medição dos hidrômetros de 4,50 (a menor encontrada por nós até agora).

Benefícios:
– Pagar somente pelo que efetivamente se consome
– Não pagar água pelos inadimplentes, que passarão a ter risco de corte, caso continuem não efetivando os pagamentos
– A taxa de condomínio deixará de subir em função dos gastos coletivos com água
– Segurança e agilidade em suprimir água de uma unidade específica sem afetar todo o bloco (vazamentos, inadimplência etc)
– O condomínio inteiro (e as unidades) valorizam de 10 a 15% por ter água individualizada
– Redução mínima (geral) de 20% com gastos com água, tendo casos de mais de 50%

2- Sobre a individualização de gás
Foi explicado pelo Síndico Geral, Sr. Marcio, que o contrato com a consigas foi assinado pela gestão anterior e que para quebra-lo seria financeiramente inviável e que, por isso, a unica empresa que poderia efetivar a individualização de gás seria a própria consigas, pois do contrario os mesmos não se responsabilizariam pelas tubulações etc etc colocadas e nem pela segurança geral (no quesito gás) do empreendimento.

Mesmo assim foram pedidos orçamentos a várias empresas (a título de comparação de valores) e, evidentemente, foi solicitado à consigas que fizessem um orçamento para a individualização.

No final do dia 6, pouco antes da reunião, o relatório técnico e o orçamento da consigas chegaram às mãos do Sr Marcio. O mesmo deixou claro que a consigas não dispõe de equipe para a implantação das tubulações (etc) e que, portanto, o condomínio deveria procurar uma empresa terceirizada para realização do serviço.

Ora, contratando uma terceirizada, perdemos a garantia fornecida pela consigas.

Desta maneira, o Conselho Deliberativo resolveu por bem não apresentar valores nem procedimentos de individualização de gás na reunião, pois (tendo em vista o relatório técnico da consigas) ainda existem responsabilidades a serem apuradas antes desta matéria poder ser aprovada em assembleia (se a MRV é que deveria ter feito as tubulações ou não, se a consigas irá ou não se responsabilizar por empresas terceirizadas etc). Assim, a matéria da individualização do gás ainda constará na Pauta de Assembleia, pois não é possível mais retira-la, porém destacaremos o problema a todos (novamente) e recomendaremos a não-aprovação desta matéria, que poderá voltar à assembleia futuramente, quando todos os dados e responsabilidades forem apurados.

parquesavassi

0

Leave a Reply

18 − fifteen =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.